Mandalas trazem harmonia e iluminação a quem as contempla e reorganizam as energias astrais que estão ao seu redor pelo padrão simétrico e harmônico de suas formas e cores.

A palavra tibetana para “mandala”, dkyil-‘khor, significa literalmente “aquilo que circunda um centro”. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia. No entanto, podem existir mandalas que não são redondas.

Em várias épocas e culturas, a mandala foi usada como expressão científica, artística e religiosa. Podemos ver mandalas na arte rupestre, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas mandalas e thankas tibetanas, nas rosáceas da Catedral de Chartres, nas danças circulares européias, nos rituais de cura e arte indígenas e xamânicas, na alquimia, na magia, nos escritos herméticos e na arte sacra dos séculos XVI, XVII e XVIII.

A forma mandálica pode ser encontrada em todo início, na Terra e no Cosmo: a célula, o embrião, as sementes, o caule das árvores, as flores, os cristais, as conchas, as estrelas, os planetas, o Sol, a Lua, as nebulosas, as galáxias. Se observarmos o cotidiano a nossa volta, perceberemos estruturas mandálicas onde nunca pensaríamos haver.

Em termos de artes plásticas, a mandala apresenta sempre grande profusão de cores e representa um objeto ou figura que ajuda na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. Há toda uma simbologia envolvida e uma grande variedade de desenhos de acordo com a origem.

O uso terapêutico das mandalas está quase sempre relacionado ao desbloqueio e/ou ao despertar de sentimentos e sensações que temos dificuldade para lidar ou dificuldades para manifestar exteriormente.

Na Astral Exothéryca você pode encontrar mandalas de várias técnicas artesanais, para colocar nas paredes ou em vidro transparentes para serem colocadas em janelas ou em locais que recebem luz, elas podem ser adesivas ou para serem penduradas. Também temos livros sobre o assunto.