Os elementais são espíritos da natureza que habitam os quatro reinos da natureza (terra, água, fogo e ar) e podem influenciar os seres vivos.

GNOMOS

São os elementais que governam a terra. São seres sábios e de espíritos puros. Possuem como principal função, equilibrar as energias das plantas e minerais. Eles também estão associados as energias do corpo. Existem várias crenças em torno dos gnomos, um exemplo é a crença do gnomo de jardim, onde acreditam que se colocarmos gnomos nos jardins, eles nos ajudarão a cuidar deles.

DUENDES

São elementais da terra e estão presentes nas florestas protegendo-as. São muito alegres e travessos, mas também podem ser trapaceiros e malignos. Existem centenas de lendas em torno dessas criaturas, sendo uma das mais conhecidas, o clássico do pote de ouro no final do arco-íris.

FADAS

São elementais do sexo feminino e são responsáveis por protegerem as plantas e os animais. Fadas são de uma enorme variedade de cores e até mesmo tamanhos. São vistas com mais frequências na época em que as sementes são germinadas.

ELFOS

São elementais da terra e podem ser encontrados principalmente em bosques e gramados. Geralmente são muito mal-humorados e se irritam facilmente quando as pessoas maltratam o meio ambiente.

ONDINAS

São os elementais que governam a água. São seres conhecidos por apreciarem a música e pela a capacidade de retirar da água energia suficiente para sua luminosidade. A maioria é do sexo feminino e vivem nos riachos e fontes. Elas são belas, sensuais, românticas e brincalhonas, porém podem ser perversas.

SALAMANDRAS

São os elementais que governam o fogo. Associadas ao Sol, favorecem a saúde e o bem-estar dos indivíduos. Também estão relacionadas a sentimentos intensos como amor, alegria, união e fúria.

SILFOS

São os elementais que controlam o ar. Tratam-se dos Elementais mais elevados pois seu elemento nativo é o que possui a mais elevada frequência de vibração. Vivem centenas de anos, até mil anos, e jamais desenvolvem sinais de velhice.

Silfos são seres sábios e devido sua natureza, são associados à inteligência e tranquilidade. Muitos acreditam que os Silfos influenciam em obras de artistas e poetas pois os inspiram com seus conhecimentos das belezas da natureza durante o sono.